Bem Vindos ao Nosso Informativo

Aqui você terá um espaço alternativo, com informações sobre Saúde, Comportamento, Agitos, Sociais e Entretenimento.
Fique a vontade!
fale conosco: informativo@ursosdepernambuco.com.br

O que você espera deste informativo?

1ª Edição do Woof News - Set/2010

 O QUE SÃO URSOS?

Há muita controvérsia para chegar a uma definição sobre o que é um urso. Esta primeira edição tentará nortear respostas para você, caro leitor, entender um pouco mais sobre o assunto.
              A palavra “urso” é uma tradução do inglês “Bear”, e representa genericamente os integrantes de um movimento surgido em S. Francisco (Califórnia, EUA) no fim dos anos 1980.
  O que poderia ter sido um movimento da subcultura gay, correlacionado somente àquela determinada época, disseminou-se, boca a boca, por revistas e sites de relacionamentos na web. Iniciou-se, então, uma importante mudança nos circuitos gays, uma transformação para muitas pessoas, influenciando na sua maneira de olhar aos demais e de observar-se a si mesmos. Assim, o movimento ursino difundiu-se pelo mundo inteiro.
O movimento ursino, como é chamado atualmente, é  alternativo, nascido como uma resposta ao protótipo de beleza masculina que prevalece na sociedade atual - não deixando de fora a comunidade gay - o qual pré-estabelece padrões estéticos tais como a juventude cronológica, corpos magros ou musculosos (sarados) e depilados. Padrão, muitas vezes, corroborado pelos meios de comunicação  nas diversas mídias da atualidade.
Esse modelo idealizado gerava uma espécie de exclusão aos que a ele não se adequavam. Os gays GORDINHOS, PELUDOS E MADUROS seriam considerados, por este modelo, como pouco atraentes, com pequenas possibilidades de relacionamentos  afetivos ou sexuais. 

Entretanto, muitos homens possuíam ou se identificavam com portadores de outros atributos muito diversos dos padrões estéticos vigentes, tais como: uma bela BARBA OU CAVANHAQUE, o CORPO CHEIO DE PELOS, a MATURIDADE, a CORPULÊNCIA, ou uma boa BARRIGUINHA, o que para outros tantos podem ser também objeto de desejo.
 Com o movimento ursino, estes homens têm saído de suas cavernas pouco a pouco para mostrar-se orgulhosamente, encontrando espaços que vão além da ditadura da mídia ou do modismo vigente.
Os ursos e afins têm agora uma referência cultural própria que lhes serviu para criar laços sociais e de afeto, para se sentirem atraentes e desejados, e também para contribuir com a ruptura do falso e preconceituoso estereotipo que contempla os gays como pessoas afeminadas ou fascinadas pela imagem adolescente.
Vale salientar que, o movimento ursino respeita os demais movimentos culturais, mas busca seu espaço de aceitação na sociedade.

 COMPORTAMENTO URSINO:

Os ursos, têm seu próprio padrão de comportamento, um modo diferente de ver o mundo atual  —sem ser alienado a ele — e, ainda, uma linguagem e um código específico de comunicação.
              Urso também pode ser associado à   descrição de um tipo físico.  Assim, tendem a ter o   corpo cheio de pelos e usar barba; alguns são gordinhos; alguns projetam uma imagem masculina de aparência bruta, entretanto isso não  é requisito ou  indicador único para pertencer ao grupo dos ursino.
Além das referências físicas, o comportamento ursino costuma potencializar certos valores, ou “atitudes", “filosofia de vida”: a amizade, a solidariedade, a afetuosidade, a masculinidade (Não o machismo!), a tolerância e a fartura.
O  urso dá muita importância ao aspecto lúdico das situações, sendo, por  excelência, um brincalhão, um piadista das “coisas e situações da vida”.
Estes valores são facilmente percebidos nos ambientes de ursos. Imaginem homens enormes cantando e pulando ao som do saudoso grupo “Balão mágico”, isso ocorre comumente nos divertidos bares e boates de ursos.
Segundo este conceito o urso é uma pessoa sociável,  que aceita a si mesmo tal e como é, não se preocupa com os estereotipos marcados e não se importa o que diga a sociedade.
Os ursos típicos se vestem discretamente,     preferentemente com camisas em estampa xadrez e calça jeans e ressaltam a masculinidade.
Atualmente há grupos virtuais e     reais, sites de relacionamento e bares de ursos em muitos    países do mundo.
Em muitas   cidades são organizadas reuniões periódicas, de médio e grande porte, chamadas de “Bearcontros”, que geralmente duram todo um fim de semana.
Nelas há festas e eventos que possibilitam   conhecer gente de outros lugares. 

Teddy Bear PE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário